Atualizando...

Este blog estará com as fotos do evento dentro de alguns instantes
Realização: Prefeitura Municipal de São Félix
Governo Progresso e Cidadania

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

“A alegria está de volta às ruas”

Com este tema, a Festa de Senhor São Félix começa no próximo dia 5, domingo, com o Bando Anunciador, também conhecido como “Pregão”, que como o próprio nome diz, desfila pelas ruas da Cidade Presépio anunciando a chegada dos festejos do seu Patrono. Na ocasião, integrantes da Comissão Organizadora distribuem a Programação da festa considerada “profana”, precedidos de cavaleiros, carroças cuidadosamente decoradas e as famosas “pranchas”, que são nada menos que carros alegóricos ornados e repletos de sanfelistas de todas as idades cantando e dançando. Depois, estão previstos shows musicais na Praça João Pessoa, em frente à Igreja de Senhor São Félix. Após alguns anos sem ser realizado, o pregão retorna este ano numa proposta da Assessoria de Comunicação Social e da Secretaria de Educação Cultura e Esporte, contando com o apoio do Grupo de Cavalgada Pedra do Cavalo e das Associações de Moradores. “Estamos vivendo um momento muito especial com o tombamento de São Félix pelo IPHAN, e com a implantação da extensão da UFRB em nossa cidade, e paralelo a isto, estamos implantando o Departamento de Cultura do Município”, declarou a secretária de Educação, profª Elba Matos. “Apesar das dificuldades financeiras que o município atravessa, estamos contando com a sensibilidade do prefeito Alex, e com a colaboração de alguns amigos de São Félix”, completou o radialista Fabrício Gentil, assessor de comunicação social do município.


Além do Pregão, que acontece no próximo dia 5, a festa prossegue no dia 19 de setembro, com a Lavagem Popular, e shows musicais nos dias 19, 24, 25 e 26 na Avenida Salvador Pinto. Os festejos populares têm a coordenação da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, da Assessoria de Comunicação Social, do Departamento de Turismo, e da Chefia de Gabinete do Prefeito, e a colaboração do produtor de eventos Waterloo Bispo. Já a festa de cunho religioso inicia-se dia 16 de setembro, e tem o seu ponto alto dia 26, com missa e festiva e procissão. Os festejos religiosos estão sendo coordenados pelo Pe. João Carlos dos Santos Pestana, Administrador Paroquial e da Associação das Senhoras de Caridade.

A devoção de São Félix foi trazida em fins do Século XVIII, com a construção da Igreja por frades capuchinhos, mas a Igreja só foi concluída no século seguinte, sendo o corredor lateral e a torre desta época. Seus altares são em estilo neo-clássico. Os festejos populares ao santo datam do século XIX, e sempre foram marcados pela grande participação da sociedade local. Em 2010, o Governo Progresso e Cidadania pretende realizar uma festividade á altura das tradições da cidade, apesar das atuais dificuldades financeiras já citadas.

Nenhum comentário:

Apoio

Apoio
A Cultura Levada a Sério